sábado, 10 de março de 2012

Uma geral sobre gestão de permissões no MOODLE

            Estava pensando em mais um post interessante para o Blog e acho que falar de permissões no MOODLE é uma boa opção. Mas um post só não será suficiente, por isso estou abrindo uma categoria com vários posts para falar sobre isso. O MOODLE, especialmente da versão 1.7 em diante, apresenta um sistema bem complexo de gestão de permissões que permite uma ótima customização para atender às particularidades de cada projeto educacional. Neste post irei fazer uma avaliação geral sobre este tema sem entrar nas particularidades, deixarei o detalhamento para outros posts.

            Quando você instala o MOODLE ele já vem com um pacote de permissões preconfiguradas, apresentando funções de administrador, criador de cursos, professor (editor), professor (não editor), estudante, visitante e user registrado e cada uma dessas funções vem com um conjunto de ações preconfiguradas para os diversos contextos de aplicação, mas que podem ser editadas e modificadas para melhor atender cada projeto particularmente.  Aqui estou falando de 4 conceitos novos que precisam ser melhor detalhados, são eles: ação; permissão; função; contexto.

            Ação é a capacidade de ver, editar ou excluir alguma das centenas funcionalidades do sistema. Por exemplo: ver publicações no fórum é uma ação; publicar mensagens no fórum é uma ação; responder a uma mensagem no fórum é uma ação; avaliar uma mensagem no fórum é uma ação; excluir um mensagem no fórum é uma ação; criar fórum é uma ação; excluir fórum é outra ação;

            Permissões, segundo o moodle.org “são configurações relativas às ações possíveis na definição de funções de usuário”, ou seja, permissão é a capacidade concedida no sistema para que o usuário faça uma determinada ação e existem centenas de permissões a ações possíveis no MOODLE. Por exemplo: a função de professor (editor) tem permissão para criar e excluir fórum; Já a função professor (não editor) tem permissão de avaliar as postagens nos fóruns; Já a função estudante tem permissão apenas de ver, publicar e responder nos fóruns. O MOODLE vem com um pacote de permissões preconfiguradas, mas elas não são sempre assim, são dinâmicas, você pode reconfigurar para melhor atender às particularidades de cada projeto. 

            Função, segundo o moodle.org “é uma coleção de permissões”, então uma função reune um conjunto de permissões que podem ser definidas em vários contextos e um usuário pode ainda possuir diversas funções no mesmo contexto ou em contextos diferente. 

            Já a definição de contextos, segundo moodle.org “são áreas lógicas do MOODLE que definem o raio de ação e permissões”, ou seja, são espaços virtuais distintos dentro do MOODLE e cada um pode ter configuração de permissão independente. Eles são organizados de forma hierárquica, com permissões herdadas dos contextos "mais abrangentes" para os "menos abrangentes" na seguinte sequência: Sistema (toda a instalação); Página Inicial; Categorias de Curso; Subcategorias de Cursos; Cursos; Blocos/Atividades/Recursos

            Assim a definição de permissão envolve essas 4 variáveis, ação, permissão, função e contexto. Assim um usuário pode ter uma função com determinadas permissões num contexto para realizar várias ações e ter outro conjunto de permissões em outro contexto. Segue alguns exemplos:

  • Um usuário pode ter função de professor (editor) em um curso (contexto) podendo criar e excluir fóruns (ação), e já em outro curso (outro contexto) ele pode ter função de professor (não editor) onde ele não tem mais permissão para criar e excluir fóruns (ação);

  •  Um usuário pode ser definido em uma categoria de cursos (contexto) como administrador (função), herdando todas as permissões definidas para o administrador nesse contexto e em todos os outros de menor abrangência (curso e blocos/atividades/recursos). Nesse caso ele não herda as permissões definidas para o administrador (função) para os contextos mais abrangentes (sistema e página inicial);
  •  É possível ainda sobrepor localmente uma permissão, invertendo a hierarquia dos contextos, fazendo com que uma permissão de um contexto de menor abrangência sobreponha às permissões de maior abrangência. Assim um usuário pode ser definido no curso (contexto) como estudante (função), onde nesse curso (contexto) ele não tem permissão para a ação “inserir novas publicações” mas é definido num fórum (atividade, contexto inferior ao curso) uma sobreposição de permissão para que ele possa “inerir novas publicações” (ação) passando a ter essa permissão apenas naquele fórum específico não tendo essa permissão nos demais fóruns do mesmo curso.

  • Já algumas funções podem ter permissões apenas em um contexto e nenhuma permissão em outros contextos, como a função o criador de cursos (função), que confere algumas permissões para configuração dos sistema e categorias (contextos) mas nenhuma permissão no curso (contexto inferior a sistema e categorias). Então definir alguém como criador de curso (função) dentro de um curso (contexto) não irá atribuir a ele nenhuma permissão pois as permissões dele só valem no sistema e categoria (contextos).

  •  Uma complicação é quando o usuário transita entre dois contextos distintos, por exemplo, os módulos calendários, perfil, blog, mensagens particulares, relatórios, mesmo tendo link de acesso dentro do curso não fazem parte do contexto curso e sim do contexto sistema. Assim as permissões dos estudantes devem ser configuradas em ambos os contextos, se proibir uma ação no curso pode ser que ela não seja proibida no sistema e ele continua com a permissão válida.
  •  Outra aplicação possível é configurar permissões a um bloco (contexto inferior ao curso) para que ele seja visto (ação) apenas pelos professores (função).
            Note que sempre aparecem as variáveis: ação, permissão, função, contexto e as definição de todas elas são de fundamental importância para se configurar o que os usuários podem e não podem fazer, e onde eles podem ou não podem fazer algo dentro do MOODLE. 

            Sei que são conceito bem complicados, mesmo trabalhando com eles há alguns anos às vezes eu tenho que criar um usuário teste para tirar prova se uma permissão está configurada adequadamente. Tentei simplificar ao máximo o texto, espero que tenha ficado um pouco mais acessível e pretendo detalhar um pouco mais esses conceitos em outros posts. 

            Sugiro sempre a leitura das instruções contidas no moodle.org e também as anotações de ajuda no MOODLE e se língua for um problema use Goole Tradotor. Segue alguns link indicados:


Por hoje esta é a minha contribuição,
Atc, Eduardo Xavier
exavier28@gmail.com


                 

3 comentários:

  1. Olá Eduardo, desde já parabenizo pelo post.
    Trabalho com o moodle 4.0.1, está recém configurado, não modifiquei muitas permissões ainda. O problema é o seguinte: estudantes não visualizam suas notas. Demais usuários visualizam as notas das disciplinas dos alunos. Para o aluno emite a seguinte mensagem: "Você não tem permissão para Ver avaliações de outros usuários". Verifiquei permissões globais e do curso e ambos estão permitidos aos alunos visualizarem notas;
    Relatório de notas: Visualizar relatório de notas;
    Relatório de notas: Visualizar relatório de resultados.
    Sabe como resolver este problema?
    getuliocassemiro@gmail.com

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  2. Parabéns pelo blog! Já está sendo muito útil para mim que pouco sabia sobre administração de cursos no Moodle e desenvolvi um pequeno curso de inglês tendo que aprender na prática e, muitas vezes, dependendo do suporte para algumas operações! O teu blog parece ser o único em português voltado para qualquer usuário, aem que este precise fazer um curso avançado, entretanto trata de assuntos avançados! Muito bem explicada a questão de hierarquia! Estou com problemas como professor pois nas atividades não é disponibilizada para mim a edição de texto, enquanto que para estudantes e para o administrador aparece! Isto seria um caso de permissão?
    Agradeço desde já a atenção!
    mauricioperotto@gmail.com

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  3. Quando me referi a "edição de texto" quis dizer que não aparecem as ferramentas de edição, como em um editor de texto (Word).

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