domingo, 22 de abril de 2012

Exportar nota de um curso para outro no MOODLE


Em muitos contextos é necessário dividir um curso grande em vários ambientes virtuais no Moodle compondo vários módulos ou disciplinas. Isso permite uma melhor gestão de cronograma e de usuários no seu curso, mas em contrapartida as notas são distribuídas e você precisará de alguma estratégia para agrupá-las novamente. Uma forma de fazer isso é exportar a tabela e notas no formato XML e importar em um outro ambiente de curso ou metacurso. 


1º Passo: Ativar a configuração de exportação de notas no formato arquivo XML, na instalação padrão ela é desabilitada. Normalmente isso precisa ser feito pelo Admnistrador do Moodle por se tratar uma configuração global e irá ativar esta ação para todos os cursos.Vá até  Admin do site > Notas > Configurações Gerais e ative métodos de exportação da avaliação primária do tipo Arquivo XML

Figura Admin do site > Notas > Configurações Gerais
Figura 01

A opção habilitar publicação permite gerar um link para exportar notas assim as notas podem ser acessadas por uma URL, sem precisar logar no Moodle. Notas podem ser importadas através de uma URL (o que significa que o Moodle pode importar notas publicadas em outro Moodle ou em outro curso no mesmo Moodle). 

2º Passo: É necessário configurar permissões para quais usuários podem exportar e importar notas no formato XML, estas permissões são nativas para administradores mas precisam ser ativadas para outras funções tais como professores ou tutores. Por favor alerte os usuários antes de dar permissões, devido às aberturas de segurança (é recomendado restrições de IP que podem acessar este link por uma questão de privacidade). Vá até  Admin do site > usuários > definir funções > (escolha um função) > Editar e configure para permitir  as ações: 

  • Exportar boletim de notas em formato XML  (gradeexport/xml:publish)
  • Exportar boletim de notas em formato XML  (gradeexport/xml:publish)
  • Publicar notas importadas de XML (gradeimport/xml:publish)
  • Importar notas de XML (gradeimport/xml:view)


 
Figura 02


3º Passo: Agora entre no curso que deseja exportar notas e observe que aparecerá a ação exportar de notas no formato XML. Vá até Admin do curso > Notas > Escolha uma ação > Exportar: Arquivo XML

Figura 03
Escolha quais itens de nota deseja incluir na exportação. Aqui você pode encontra uma dificuldade, é necessário que na configuração das atividades seja definido um número de identificação do módulo para cada item de avaliação e também para total do curso. Sem isso os itens de exportação ficarão desabilitados. Você pode editar os números de identificação dos itens de notas em: Escolher ação > Categoria de itens: Visão simples > Editar (indicado na figura 04) > Mostrar avançado > número de identificação do módulo.

Figura 04
4º Passo: Ainda em Admin do curso > Notas > Escolha uma ação > Exportar: Arquivo XML, antes de gerar o link do arquivo XML escolha quais são as informações que deseja exportar e também configure qual IP pode acessar este link. Você pode escolher incluir avaliações, tipo de nota real/percentual/letra e casas decimais. Na opção de publicação de link você precisa criar uma chave pública de acesso ao link da tabela de notas. 

                Na opção restrição de IP você pode escolher um IP ou uma lista de IPs que podem acessar as notas, lembrando que isso irá permitir acesso às notas mesmo não estando logado no Moodle. A sugestão é permitir apenas o IP do servidor que o Moodle está instalado ou deixe em branco para ser acessado por qualquer IP (não recomendado).

Figura 05
Você pode também exportar somente nota final do curso ou escolher vários itens para serem exportados juntos. O resultado será um link como este abaixo (figura 06) que permite acesso a um arquivo XML contendo notas dos alunos do curso. Aqui você pode encontrar outra dificuldade, observe que na tabela de pré-visualização você encontrará a coluna número de identificação  do usuário, os alunos que este campo não estiver preenchido não serão inseridos no arquivo de exportação.

Figura 06
5º Passo: O campo número de identificação (IdN) é um campo opcional inserido no perfil dos usuários e serve exatamente para casos de integração de informação de alunos com algum sistema externo. Aqui sugiro inserir como IdN o CPF ou matrícula do aluno, isso garante a identificação correta do usuário, podendo utilizar a exportação de notas em XML para importar para um sistema de gestão acadêmico, para outro Moodle ou até mesmo para um outro curso/metacurso no mesmo Moodle. 

                Será necessário editar o perfil da cada aluno, e na seção campos opcionais você terá que clicar no botão mostrar avançados e inserir manualmente um número de identificação cada aluno. Até existem outras formas de preenche este campo, mas não trataremos neste post. 

Figura 07

Dica:
1.       Utilize a opção Admin do site > Usuários > Autenticação > Gerenciar Autenticação  e configure o plugin de autenticação para bloquear edição do campo número de identificação (IdN) assim somente o administrador (ou quem tiver permissão) pode editá-lo evitando que os alunos o modifiquem esse IdN.

5º Passo: Confira a estrutura de dados exportados para ver se está ok. Ao acessar o link do arquivo de notas XML ele irá baixar um arquivo e você poderá abri-lo em um editor de texto e verá uma estrutura semelhante a esta.
Figura 09
6º Passo: No novo curso em que deseja importar as notas, você precisa criar um novo item de nota para cada nota a ser importada. Para isso vá até Admin do curso > Notas > Ação: Categorias e itens – Visão simples e clique no botão adicionar item de nota

Figura 09
Na configuração do item de nota você precisará inserir o mesmo IdN exportado, que você pode observar também no metadado <assignment> do arquivo XML, no caso deste exemplo o IdN é “final” (mesmo a tradução ser “Número de Identificação do módulo” este campo aceita string ou texto).

Figura 10

7º Passo: Agora você está pronto para importar o link do arquivo XML em outro curso. Vá até Admin do curso > Notas > Ação: Importar XML e insira o link do arquivo XML gerado no 4º passo.

Figura 11
                O Moodle fará a identificação automática do IdN do ítem de nota e do IdN do usuário e irá importar as notas  e fazer a correlação com os alunos inscritos. Caso esteja importando notas para um Moodle diferente é necessário que configure o mesmo IdN de usuário (idem 5º passo) para que o sistema possa identificar adequadamente de quem é cada nota importada. Caso a importação for bem sucedida aparecerá esta mensagem na tela. 

Figura 12
8º Passo: Confira a nota importada aparecerá na tabela de notas. 

Figura 13

Você pode ainda repetir esse procedimento e importar várias notas de um mesmo curso, importar notas de vários cursos diferentes ou até mesmo de vários Moodles diferentes. Com isso você conseguirá dividir o seu curso em várias partes menores, como módulos e disciplinas em ambientes virtuais diferentes e agregar as notas para serem apresentadas em um único ambiente. Sugiro utilizar esta funcionalidade associada ao metacurso, configurando as várias tabelas de notas dos cursos filhos e importar para o metacurso apenas as notas finais de cada curso filho.
                 



2 comentários:

  1. Eduardo, bom dia.
    Sua explicação é de grande valia.
    Realizei o procedimento relatado mas não obtive exito. Ao importar o XML o sistema reporta a seguinte mensagem "Nota fornecida é inválida".

    Conseguiria me auxiliar neste problema?

    Att,

    Gilberto Valgas

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, seria interessante um vídeo tutorial.

    ResponderExcluir